sábado, 29 de janeiro de 2011

Nós e a Sociedade

Venho elaborando esse texto na minha cabeça há algum tempo e acho que ele vai ser exposto no momento certo, visto que tenho observado bastante (mais do que o normal) a sociedade em geral, as pessoas, enfim.
Sempre observei demais as pessoas, sempre tive o hábito de prestar atenção ao que fazem, vendo a maneira que andam, a maneira como se vestem, como falam. Posso dizer que, nesse ponto, sou 'fofoqueira', por analisar demais e prestar muita atenção às pessoas.
Mas não acho que seja um hábito de todo ruim, já que fazendo isso, melhoro bastante coisa em mim mesma.
É interessante demais observar as crianças. Mas não criancinhas de 2, 3 e 4 anos; é interessante observar crianças naquele momento em que elas começam a ter maior percepção do mundo a sua volta.
Alguém já parou para ver o quanto uma criança pode ser cruel e o quanto algumas crianças fazem distinção entre os demais, nos seus grupinhos de brincadeiras?
Não falo de todas as crianças, é óbvio, mas é nesse período que parece que os laços de afinidade começam a se formar, parece que é nesse período que começamos a deixar a sociedade influir nas nossas vidas de uma maneira absurda, a qual não deveríamos permitir.
Se você olhar um grupo bem misto de crianças, você verá: negros, brancos, ruivos, japoneses, gordinhos e magrinhos. Certo? E daí, nascem as titulações e também, o afastamento e o isolamento de algumas crianças.
Os ruivos sempre serão os 'cabeça de fósforo', 'ferrugem', 'cabelo de fogo'... 
Os japoneses sempre serão indagados: 'nossa! você enxerga direito com esse olhinho puxadinho?'
Os gordinhos sempre serão 'os palhaços', 'rolha de poço'...
Os magrinhos sempre serão 'palitos', 'salsicha do Scooby Doo'...
Os negros sempre serão 'queimadinhos', 'neguinhos'...
E os demais sempre serão os normais.
Mas espera um pouco aí... Quer dizer, então, que se não formos brancos, magros, altos, robustos e de olhos azuis, não somos considerados 'normais'?
Que tipo de sociedade é essa que exclui tanto e a tantas pessoas?
É nessa fase, de criança, que os 'diferentes', começam a ser deixados de lado e é algo que dura bastante, muitas vezes, até o início da Faculdade e que deixa marcas permanentes nos mesmos.
Nós, brasileiros especialmente, vivemos num país de maioria negra, baixa, de olhos negros, de cabelos negros e acima do peso. 
Aliás, grande maioria da população mundial está acima do peso. Então, por que o 'normal' é ser como uma modelo subnutrida? 
Às vezes me indago se em algum momento, a humanidade se olhou e se aproximou sem se preocupar com o que as pessoas tinham em seu exterior; ou será que esse momento ainda nem chegou? Será que ainda vamos experimentar isso?
As mulheres vivem numa rotina louca de academia o dia inteiro, quase não comer nada a cada 3 horas e chás milagrosos a fim de acabar com imperfeições que, às vezes, só existem na cabeça delas.
Que mulher não tem celulite, que mulher não tem estria, que mulher não acorda com olheiras, que mulher não acorda com o cabelo revoltado pelo menos um dia na semana, que mulher não tem tpm?
E essa mania louca, começou a atingir, também, aos homens... Os homens começaram a colocar silicone no peitoral para que parecesse que malham pesado.
Oi? Em que mundo mesmo estamos vivendo?
Por que não conseguimos viver felizes com o que temos, com o que somos? Por que essa eterna busca por uma beleza que sequer existe?
A beleza que vemos na mídia, não é real. Será que ninguém nunca parou pra pensar nisso?
A todo momento, desde crianças, somos instruídos ao 'modelo certo de beleza' e passamos uma vida inteira escravos disso e tentando fazer com que nossos corpos e nosso estilo de vida se modifiquem de maneira absurda.
Acho que já passou da hora de vivermos por conta própria e fazermos as coisas que quiséssemos fazer.
O que nós temos por fora, vai acabar... Dificilmente as pessoas vão lembrar de você por um longo tempo pelo que você é por fora.
Você será lembrado, sim, pelo que tem por fora, mas durante um período muito curto de tempo.
O que fará as pessoas lembrarem de você sempre e durante muitos anos, é o seu caráter, a sua maneira de ser e agir, ou seja, o que você traz dentro de você.
Mude se for para mudar por você, por ninguém mais. Ninguém merece tanto esforço assim da sua parte, só você mesmo se for o que você desejar.
Fomos feitos à imagem e semelhança Dele, certo? E se Ele é perfeito, também somos. Cada um a sua maneira, claro, mas somos perfeitos e belos.
Viva sem medo e sem influências externas. 

2 comentários:

  1. Concordo, amiga
    Somos pressionados a viver uma realidade que não existe
    Que paradoxo!
    huaishiaiusha

    Beijos, saudades
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu sento, leio, releio, fico lendo, e não paro de ler, e não tenho o que comentar, porque você diz tudo em seus textos, não da direito de resposta, kkkk.

    Acho que isso é porque pensamos iguais sobre os assuntos. Concordo com tudo o que está aí, infelizmente o mundo é assim, tentamos fugir de coisas que um dia vai chegar, não adianta. O maior inimigo do ser humano é o tempo.

    Beijão best friend!

    ResponderExcluir