segunda-feira, 9 de maio de 2011

Tempos de Mudança

Há alguns dias atrás, eu conversava com uma senhora e falávamos sobre mudanças; ela me falava sobre a necessidade que o ser humano tem de mudar sempre alguma coisa na vida e eu perguntei a ela o que ela mudaria na vida dela, nesse momento.
Ela riu e disse que não mudaria nada, porque na idade dela, não há o que mudar; disse ainda que a idade das mudanças, é a minha, após isso, ficamos somente esperando as coisas acontecerem com resignação.
Por que essa certeza de que nada pode mudar após um certo tempo? Existe idade para mudar?
E por que essa eterna busca pelo novo? Será que precisamos mesmo de mudanças constantes?
O que fica aparente é que nunca estamos realmente satisfeitos ou felizes com o que temos em nossas vidas e estamos sempre procurando algo que nos leve em uma nova direção.
Não me parece ser insatisfação ou infelicidade, como queiram... Vejo nossas vidas como livros, onde os capítulos são escritos a medida que escolhemos o caminho certo a seguir, para onde ir, que mudanças fazer!
Em alguns momentos, achamos que não estamos preparados para mudanças, em outros precisamos delas de maneira quase absurda.
O medo de mudar, nada mais é, do que medo do desconhecido. Afinal de contas, o que existe depois da curva?
Existem momentos nas nossas vidas, em que ficamos muito presos ao passado, questionando, analisando, pensando sobre o que teria acontecido, se tivéssemos agido de outra maneira. Ficamos mergulhados durante longos períodos em nosso passado, até que em algum momento, percebemos que é hora de seguir em frente e fazer tudo diferente; Eis aí, a primeira e mais importante mudança da vida: a mudança interior.
De repente percebemos, que passamos tanto tempo presos a uma lembrança passada e as pessoas mudaram, as paisagens mudaram, as circunstâncias mudaram... E então, você decide fazer uma análise íntima e percebe, que você também mudou, mesmo que só um pouco. 
A partir disso, você decide fazer uma revolução na sua vida e vê que o céu é o limite para tantas coisas que você imagina fazer e quer fazer; Você, então, percebe quanto tempo perdeu e se dá conta que a mudança é uma lei natural da vida e quem fica olhando somente para o passado ou preocupado com o presente, acaba sendo esquecido no futuro.
Oportunidades perdidas? Várias!
Novas oportunidades? Milhares!
Basta abrir os olhos para elas... Oportunidades sempre existirão, basta estarmos atentos a elas.
A partir dessa reforma íntima, começamos a querer mudar tudo a nossa volta... Então, mude!
Mude os móveis de lugar, mude a cor do cabelo, mude a cor do esmalte, mude sua cor preferida, mude de amigos se os que você tem não te fazem bem, mude de cidade se for conveniente, mude!
Jogue fora o que já não te serve mais... Abra o armário e veja quanta coisa você guardou e que não precisa!
Abra, principalmente, o armário do seu coração e livre-se de todos os sentimentos que já não são mais convenientes a sua nova forma de viver e de enxergar o mundo!
Temos que parar de ter medo da vida, parar de achar que há idade para tudo, parar de achar que as pessoas vão nos olhar diferente se fizermos algo que a sociedade julga errado...
Como já dizia Platão: "A real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz."
As mudanças são a luz das nossas vidas, são elas que anunciam novos tempos, tempos melhores, tempos de renovação...
Esqueça o que passou, apague o caso antigo para que você possa escrever um novo caso. 
Para ser compreendida, a vida deve ser vivida olhando, sim o que passou, mas só pode ser vivida olhando-se para frente.
O livro da vida é enorme, mas se você não se desvincular de seu passado, faltarão páginas para você escrever seu futuro!
Mude! Seja lá o que for, mas mude.
Quanto aquela senhora citada no início do texto, após horas de conversa, eu a convenci de que nunca era tarde demais para mudar e para começar um novo projeto ou para fazer novos planos. A partir da nossa conversa, ela decidiu matricular-se em um curso de informática, dizendo que pretendia atualizar-se e que queria voltar a estudar e quem sabe prestar vestibular.
O que vale em nossas vidas, não é o ponto de partida ou o ponto de chegada, mas a caminhada, as escolhas que fazemos e a sabedoria para tomarmos um novo rumo em meio a sombrias aflições, pois das nuvens mais negras, caem águas límpidas e fecundas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário