sábado, 1 de setembro de 2012

Surpresas

E de repente você se pega apaixonado... 
Sua vida tinha dado uma reviravolta tão grande que você jamais imaginaria que poderia ser contemplado novamente com um sentimento tão maravilhoso.
As músicas lentas, os filmes românticos, os entardeceres... Tudo parece simplesmente, ter sentido novamente.
E você pensa: eu vou fazer as coisas diferentes dessa vez; não vai ter tanta ansiedade; eu não vou criar tantas expectativas; não vou ter tanta urgência e nem sentir tanta necessidade daquela pessoa...
Mas quando vocês trocam olhares, toda a razão é deixada pra traz.. Você tem urgência, você cria expectativas, você quer aquela pessoa ali do lado o tempo todo e sente que a cada despedida você morre um pouco...
Uma das piores coisas do Mundo, é ter o coração vazio e dormir e acordar sem pensar em ninguém, sem querer ter ninguém ali do lado.
Estar solto é bom sim, mas estar preso também pode ser maravilhoso; principalmente se você está preso por vontade, como já dizia o poeta e ainda, quando essa prisão é repleta da liberdade que só um sentimento puro pode trazer.
Nesse momento você questiona o porquê de ter tido tanto medo de se entregar novamente, o porquê de ter perdido tanto tempo chorando e sofrendo por algo que sequer valeria mais a pena, que já pertencia ao passado e que era lá que deveria estar e permanecer.
Pode ser que a mágoa do passado ainda esteja presente e que às vezes venha a tona, mas um novo sentimento, uma nova surpresa, faz essa mágoa se dissolver aos poucos, faz com que todas as feridas restantes cicatrizem.
Começa-se então,  a sentir aqueles calorzinhos na boca do estômago, os sorrisos bobos se fazem sempre presentes novamente e você volta a projetar o futuro e a não querer se privar de nenhum tipo de felicidade ao lado dessa pessoa.
O medo do desconhecido muitas vezes não nos deixa sair do lugar... Você sofreu sim e pode ser que até mais de uma vez! Pode ser, inclusive, que você sofra de novo... Porém, é em meio a erros e acertos, encontros e desencontros, que um dia encontra-se o parceiro(a) de uma vida inteira.
É necessário que tropecemos tanto? Talvez sim. Talvez quantas vezes forem necessárias até que fiquemos suficientemente maduros para suportar toda a intensidade e toda a transformação que um sentimento real, que valha a pena, que seja de verdade, traz às nossas vidas.
Por mais magoado que você já tenha sido, por mais ferido, por pior que tenha sido, quando surgir a oportunidade, não se deve ter medo! Cada caso é um caso, cada pessoa age de uma maneira... E numa multidão de pessoas e sentimentos, em algum momento nosso caminho se cruza com o de alguém e não descruza nunca mais.
E que venham novas sensações, novas pessoas, novos amanheceres e entardeceres ao lado de alguém, novos cheiros deixados na roupa após um abraço, novos gostos após um beijo... 
Que recebamos uma surpresa - de coração aberto -  e que ela dure, se transforme e transforme nossas vidas!!

domingo, 3 de junho de 2012

Retrocessos, Sentimentos, Avanços

E quando pensamos que já havíamos aprendido, percebemos que a vida nunca cansa de nos ensinar novas lições e não para de nos mostrar repetidamente coisas que já sabíamos, mas que insistimos em fazer de novo e de novo: insistimos em errar de novo e de novo.

Em pouco menos de um segundo você pode ir do céu ao inferno e se dar conta de que mais uma vez, a vida vai jogar você no chão a fim de apontar o seu erro; com o simples intuito de fazer você se levantar mais forte, mais maduro, mais preparado...

Nosso maior erro? A boa e velha expectativa... Esperar que o outro faça por você o que você faria por ele, vai culminar numa frustração imensurável!Não que você não deva fazer nada pelo outro, não é isso... 

Faça sim! Afinal, quem não gosta de receber carinho, atenção e dedicação do outro? Enquanto vocês estiverem juntos: que seja eterno enquanto dure! Que aquela seja a única pessoa no Mundo, como se fosse a ultima e como se somente aquele ser pudesse te fazer feliz, como se somente ele fosse o detentor da sua felicidade...

Entregue-se, por que não? Mas mantenha os pés no chão! Deixe o seu coração voar, mas nunca sua razão... Tenha plena convicção de que sonhos terminam no momento em que você abre os olhos: a pior coisa do Mundo, é ver seus castelos desmoronarem na sua frente sem que você possa fazer nada para deter.

Você acredita ter um relacionamento com bases fortes: existe amor, existe carinho, companheirismo, sorrisos, cumplicidade... E de uma hora para outra, parece que nada daquilo existiu um dia; você sente como se só você tivesse vivido tudo aquilo, sente como se só tivesse sido intenso e real para você... É como se você tivesse amado sozinho por muito tempo.

Então, nada melhor do que querer que dure, mas ter em mente que pode acabar...Vai doer e vai doer muito, principalmente quando você sentir que o outro parece indiferente a sua dor. Ele pode até estar sofrendo, mas não vai demonstrar, porque afinal, quem gosta de dar o braço a torcer?

O problema é que o orgulho destrói sonhos felizes desde que o mundo é mundo... Mas como entender que seu orgulho possa ser maior do que o que você dizia sentir por aquele alguém que ficou ali do seu lado durante tanto tempo?

Durante um tempo, você vai querer lutar por tudo aquilo que você acreditava ser o melhor para você, inclusive porque por um período determinado, aquela pessoa era o que você acreditava ser melhor pra você; isso vai durar até o momento em que você percebe que está lutando sozinho, que está gastando suas energias com algo que não tem mais solução, que talvez não tenha mais futuro, que só vai te trazer dor e sofrimento...

Quando você resolve desistir, não quer dizer que você é fraco, aliás quando você sentir falta do que passou, também não se considere fraco... Quando você desiste, você demonstra inteligência, pois de nada adianta gastar tempo e energia lutando só, é uma luta injusta demais; quando você sente falta, só mostra que você guarda na memória os bons momentos vividos, apesar de não querer dizer que você os queira de volta.

Bom mesmo é saber que todas as crises passam, que todos os sorrisos voltam e que novas pessoas chegam...

Sofra o tempo que julgar necessário, se feche, chore, grite, mas quando aquela mola que existe no fundo de todo poço te impulsionar pra cima novamente, esteja radiante e reluza como ouro! 

Porém, sofra sozinho, você consigo mesmo... Para os outros, seja sempre feliz, sorridente, disponível... Ninguém precisa saber da sua dor ou do tamanho da sua dor!

Por fim: "Supere isso e se não conseguir, supere a necessidade de falar sobre isso!"



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A Arte da Escrita

Aprendemos na Escola, ainda muito novos que escrever é realmente uma arte, aprendemos ainda que escrever é produzir e emitir ideias por meio de um assunto concreto, usando canais de comunicação que facilitam o entendimento do receptor.
Durante os anos de colégio, sempre que o assunto era redigir um texto, alguém fazia careta, olhava torto, fazia bico... Enquanto alguns, maravilhavam-se com a ideia de ter que escrever, de mergulhar em algum mundo desconhecido, imaginário e se perder ali.
O escritor apaixona-se ainda nessa fase por essa arte milenar e carrega essa paixão até findar sua vida terrena.
Descobre-se assim, que escrever não é apenas produzir e emitir ideias, escrever é viajar em um Universo paralelo, encontrar, explorar, descobrir novos lugares... Escrever é ajudar alguém com as suas palavras, pois elas sempre tocam o coração das pessoas de alguma maneira!
Dizem que os escritores são, normalmente, pessoas solitárias, deprimidas, de poucos amigos, de muitos amores que não deram certo... Em parte, isso é real sim!
Imaginemos: um local de festa, onde todos estão rindo, brincando, pulando e cantarolando... Será que esse é o lugar ideal para você escrever um conto sobre uma paixão avassaladora, por exemplo?
Escrever é, de verdade, um momento de reclusão, onde o autor precisa de um espaço pacífico, silencioso e a sós com seus próprios pensamentos, para poder produzir algo que toque o coração de alguém; afinal de contas, a mensagem subliminar por trás de cada texto, é a de tocar alguém, fazer com que alguém se identifique com o que você está redigindo.
Por conta disso, aquele que escreve é visto como antissocial, estranho, excluído socialmente; aquele que sofre e faz de suas perdas uma novela mexicana e as transforma em contos.
Os melhores textos, dos maiores autores já conhecidos, foram redigidos em momentos de crise em suas vidas; é da dor que nascem as mais belas poesias, as mais belas palavras...
Quando vemos o quão desvalorizada está nossa língua e o quanto as pessoas estão se afastando dessa arte - da arte da leitura inclusive -, a tristeza é muito grande.
Por que nossas crianças não são influenciadas a ler? E eu não digo somente os livros didáticos do colégio, aqueles super conhecidos que todos temos que ler; falo de uma dinâmica diferente, onde as crianças seriam influenciadas a escolherem algum livro, qualquer livro e não que fossem impostas a ler algo.
Ao chegar na Universidade, você percebe a lacuna deixada por sua formação básica, no momento em que você necessita ler diversos textos para aprender realmente a profissão escolhida ou que você necessita produzir um trabalho Universitário ou mesmo fazer uma prova. A dificuldade é enorme e por que? Porque você não tem e nunca teve o hábito de ler e muito menos teve o hábito de praticar a escrita.
Vejo a escrita - o amor pela mesma - e a leitura como privilégio de poucos: é uma dádiva ter ideias que se transferem para o papel e atingem a várias pessoas, independente se elas gostem ou não ou concordem ou não com aquilo que você está escrevendo; é uma dádiva amar as palavras a ponto de 'devorar' um livro por semana e ter milhões de livros de poesia espalhados pela casa, recorrendo a eles sempre que necessário, por saber que sempre tem uma poesia ali que marca cada fase da sua vida.
A todos os meus amigos escritores, eu digo: agradeçam por esse dom que lhes foi dado e usem com sabedoria, causando os mais variados tipos de sentimentos naqueles que vão ler; ainda que sejam sentimentos ruins, serão sentimentos e isso é sinal de que você está usando seu dom da maneira correta, até porque o verdadeiro prazer é escrever, a leitura dos demais também é prazerosa, porém é um prazer mais superficial. Agradeçam ainda pelo amor e devoção que vocês têm às palavras e elas sempre lhes serão gratas por isso.
Termino com uma citação de Gabriel Perissé, que diz muito sobre aqueles que escrevem e aqui eu me incluo:
"Escrever é vício, é adiar a morte, é 'um ócio trabalhoso', como disse Goethe.
Escrever é fugir, é voltar, é abrir uma janela, é fechar-se em casa, é queimar a casa, é reconstruir a casa, é pregar-se na cruz, é ressuscitar, é recriar o mundo.
Escrever nos torna mais humanos. Nem por isso mais virtuosos. Escrever é roer os ossos do medo. Repudiar a felicidade como facilidade. É inspirar-se quando não há inspiração. É pintar, musicar, teatralizar, filmar, esculpir, dançar."

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

É Fácil Falar

Analise: Quantos problemas você enfrenta todos os dias, desde o momento em que você acorda, até o momento em que você vai dormir? Quantos caminhos você tem que escolher? Quantas coisas você tem que optar fazer ou não? Quantas lágrimas você derrama em determinados momentos?
Agora pense: Quantas pessoas te dão apoio quando você precisa? Quantos amigos ficam do seu lado quando você precisa de ombro, de colo? E na sua família, quantas pessoas ouvem - mas realmente ouvem - o que você tem a dizer, ouvem suas lamentações?
Ser bom ouvinte e bom conselheiro, é uma dádiva! Não é qualquer pessoa que consegue sentar, ouvir tudo o que você tem a dizer e que se propõe a resolver junto com você o seu problema; ainda que o outro não consiga resolver nada por você e que não consiga fazer a sua dor passar, só ter aquela pessoa ali, do seu lado, te ouvindo e te oferecendo colo já é a melhor coisa do Mundo.
Mas quantas pessoas sabem fazer isso? Quantas pessoas tem a sensibilidade de entender e respeitar o seu momento? Quem consegue entender o seu momento e entender que no momento da dor, você não quer um choque de realidade? Por mais que você já saiba da realidade, naquele momento, você só quer curtir a sua dor, você só quer uma companhia para te amparar e não que alguém fique ao seu lado dizendo 'eu te avisei' ou 'essa não é a sua primeira desilusão e nem vai ser a última'.
Sim, cada pessoa tem uma maneira de confortar o outro; porém, saber calar-se em alguns momentos, é essencial. Afinal de contas, a última coisa que alguém em pleno sofrimento quer ouvir é: 'Ah para de frescura! Você faz disso um evento, parece até que morreu alguém.'
Quem está de fora e que não tem a tal sensibilidade citada anteriormente, não sabe que REALMENTE para você tudo que está acontecendo é um evento sim, um tremendo evento! É a sua vida, ora bolas; aconteceu algo com você, você tem sentimentos e está sofrendo... E sim, morreu alguém! Um pedaço seu morreu, um pedaço seu está despedaçado; seja lá por qual motivo for.
Quando algumas pessoas dizem 'pra quem está de fora é fácil falar', é a mais pura verdade! Se você não tem envolvimento nenhum naquela situação toda, você dá milhões de opiniões e a maioria delas só fere ainda mais alguém que já está sofrendo horrores!
Por que a gente não aprende que uma pessoa em sofrimento não quer nada mais do que um colo para chorar? Muitas vezes ela nem precisa de palavras bonitas, de grandes filosofias, de grandes conselhos... Ela só precisa que você pegue na mão dela e diga: 'Estou aqui, conta comigo para o que precisar. Chora, coloca tudo para fora e saiba que meu ombro está a disposição.'
Sofrer não é frescura, sofrer não é fazer tempestade em copo d'água... Uns sofrem de uma maneira, outros sofrem de outra; algumas pessoas são mais intensas que as outras, é simples!
Temos que aprender a respeitar as especificidades - além de aprender a respeitar o espaço - dos outros; podemos ter maneiras de pensar bem parecidas às vezes, o que leva a aproximação de essa ou aquela pessoa, mas não somos iguais, não pensamos da mesma maneira, não agimos da mesma maneira, não sofremos da mesma maneira.
Passou da hora de aprender que calar e simplesmente ouvir, pode ser um santo remédio e uma ajuda imensurável ao outro; sim, é fácil falar, difícil mesmo é saber ouvir!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

É Impossível Ser Feliz Sozinho

Será mesmo impossível? Quanto tempo a gente perde procurando por alguém que preencha esse eterno vazio que a gente não cansa de sentir e cultivar? Quantas coisas poderíamos fazer durante esse tempo, se não estivéssemos nessa busca louca e desenfreada pelo parceiro (a) ideal?
Tomemos, então como ponto de partida essa ilusão de que o parceiro (a) ideal realmente existe...
Sim, ilusão! Por que achamos que a nossa felicidade e a solução de todos os nossos problemas encontra-se no outro?
Ora, já passou demais o momento de aprendermos que nossa felicidade se encontra dentro de nós e somos os únicos capazes de promover - e manter verdadeiramente - nossa felicidade.
Veja, se estivermos do lado do grande amor de nossas vidas, mas algo estiver errado, se não estivermos bem resolvidos com nossos próprios sentimentos, aquela que julgamos ser a pessoa mais especial do Mundo, vai fazer das tripas-coração e não vai arrancar de nós um mísero sorriso sincero.
Mulheres - infelizmente - têm essa grande 'mania' de achar que só serão felizes se encontrarem alguém, se esse alguém jurar a ela amor eterno e eles viverem felizes para sempre.
Será que os sonhos de menina já não deveriam ter sido deixados para trás? 
Contos de fadas não existem no mundo real e o príncipe encantado vem com manias, defeitos, ciúmes, reclamações e contas para pagar!
Não, não faço campanha para que todos morram secos e sozinhos... Longe de mim! Respeito os sonhos e aspirações de todos, mas somos adultos e inteligentes o suficiente para saber que nem tudo são flores, pássaros, amores e que não há canções de desenhos da Disney, ao fundo para embalar nossas vidas!
Outro problema inerente à mulher: ela casa, não é plenamente feliz no casamento - porque deposita expectativas demais em alguém que não será capaz de retribuir - e achando que vai salvar seu casamento e também sentir-se completa, ela decide por bem, que será mãe.
Combinação bombástica: ilusões+casamento infeliz+gravidez.
Um filho não une um casal! Foi-se o tempo em que uma criança conseguia prender uma pessoa a outra; se o casamento vai mal, um filho vai afastar mais ainda, pois a mulher vai passar a dedicar 24h do seu tempo e do seu dia a criança e o homem não vai ter a atenção dela como antes, nunca mais!
Por isso, também, uma relação deve ser completamente estável, solidificada para receber uma criança.
O grande problema é que tentamos preencher um espaço que jamais será preenchido: o vazio da existência... Simples assim!
Viva sua vida sem pressa de nada, sem atropelar nada, pensando um pouco mais em você e no que você quer de verdade e naqueles que REALMENTE te querem bem... O restante se ajeita!
Sim, é possível ser feliz sem um parceiro (a); mas é impossível ser feliz sem estar bem consigo mesmo e sem ter o amor daqueles que valem a pena realmente - amigos e família, enfim - , aqueles que te fazem bem DE VERDADE e que nada esperam de você, além dos seus sorrisos!!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Distância


“A distância aproxima e fortalece os verdadeiros amores e faz cair por terra os leves entusiasmos.”
Célebre frase... De uma pessoa muito querida e muito inteligente, para dar início a presente reflexão.
Acredito que a tão temida distância tenha sido, ao longo do tempo, principal tema de reflexão – depois da saudade e do amor não correspondido – dos poetas, Mundo afora.
Mas por que a distância é algo que assusta tanto e que consegue acabar com tantos sonhos?
Imaginemos a seguinte situação: um casal se conhece, se entusiasma, o sentimento começa a surgir e eles esquecem de todo o resto, nada parece ser empecilho ( e realmente, nada é empecilho)... De repente, como se ambos acordassem de um sonho bom, deixam-se abater pela distância.
E é algo que vem com tanta força que, aos poucos, vai fazendo com que uma história linda, seja jogada fora antes mesmo de se concretizar e transforme-se em frustração.
Mas uma pergunta: Por que, essa mesma distância, aproxima tanto os amigos?
Afinal de contas, nada há de diferente na distância. Será que as bases desses sentimentos é que são diferentes – uma mais sólida e a outra menos?
Acredito que, quando tratamos de um relacionamento amoroso, existe muito mais do que o medo de ficar longe da pessoa que se ama; vai além somente da carência ou da necessidade de ter por perto a todo tempo essa mesma pessoa.. Acredito, na verdade, que tenha a ver com insegurança ou com medo de ter longe dos olhos esse alguém!
Insegurança e/ou falta de confiança em si mesmo e no outro. E se for assim, realmente nada consegue se sustentar por muito tempo!
Não adianta dizer que relacionamento a distância não existe ou que não aceita ou que não consegue... Quando algo tem que ser, não tem jeito, a distância vira um grão de areia!
Reflita, pense em quantas histórias felizes você já ouviu por aí, quantos finais felizes, de pessoas que durante um período (pelos mais diversos motivos), tiveram que manter um relacionamento assim, a distância. Exemplos não faltam.
Pode dar certo sim e dá certo quando há interesse de ambas as partes para que dê certo; e para além, quando há sentimento – real sentimento – envolvido e envolvendo essas duas pessoas.
A distância é, somente, mais um obstáculo, mais uma prova posta àqueles que se amam (e aqui falando de todas as formas de amor).
Se você desistir em qualquer obstáculo, nunca conseguirá ser feliz; se não tentar, nunca saberá o que poderia ter acontecido.
Fato é que, quando lutamos pelo que queremos, por mais difícil ou impossível que possa parecer, se lutarmos com garra e vontade, sem desanimar, a vida dá um jeito e coloca tudo no lugar.
Distância? Coisa insignificante! 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A você, Homem de Ferro

A gente se desentende, não concorda em algumas coisas, ele me olha torto às vezes, ele sempre diz que eu nunca ponho em prática as ideias que ele me dá e por termos personalidade forte, batemos de frente algumas vezes...


Mas sabe o que isso tudo quer dizer? AMOR!

Quando eu era criança e ele me olhava de cara feia, eu morria de medo e chorava desesperadamente (porque já sabia que eu derretia o coração dele quando chorava); a medida que eu fui crescendo e nosso diálogo foi se modificando, esse medo se transformou num respeito que não há como mensurar.

Aliás, ele sempre foi o meu herói, mesmo nos tempos de criança quando ele brigava comigo pelos gastos abusivos ou por começar a namorar cedo demais ou por usar short curto demais ou adorar usar decote desde muito nova ou por querer pintar o cabelo de loiro aos 8 anos de idade...

Ao longo do tempo, eu fui cada vez mais o respeitando, o admirando, correndo pro seu colo quando algo dava errado ou eu precisava de um conselho antes de tomar uma decisão (mesmo não colocando em prática, como ele mesmo diz e já foi citado anteriormente)...

Nunca imaginei que, com todo o ciúme que ele sempre sentiu de mim, eu o ouviria dizer: "Minha filha, você tem que namorar! Eu quero que você ganhe abraços masculinos que não sejam os meus"


Nunca imaginei conversar com ele tudo que converso e nem ter a confiança que tenho... Por diversas vezes, confidencio a ele coisas que não falo para mais ninguém, pois sei de sua sensibilidade na hora de exprimir a sua opinião, ainda mais quando o assunto em questão, me machuca de alguma maneira.

Jamais vou esquecer a maneira como ele me olhou nos momentos mais importantes da minha vida: quando passei para uma Faculdade Federal , quando consegui meu primeiro Estágio, quando consegui o primeiro emprego , quando comecei a dirigir e ele sentou no banco do carona, quando caminhamos juntos na praia e conversamos sobre o futuro (algo que ele sempre sonhou em fazer), quando ele entrou junto comigo na minha primeira casa pela primeira vez...

E também não vou esquecer o pesar no seu rosto quando ele diz: "Filha, se você tiver que ir pra longe atrás da sua realização profissional, eu vou entender. Vou sentir sua falta, mas é a sua vida! Se você quiser que eu vá junto, eu vou, mas se não, eu entenderei!"

Pra mim, ele é um homem de ferro (apesar de ser só sentimentos), de garra, de muitos sonhos e muitas conquistas, é meu alicerce...

Ele deixou de ser meu pai há muito tempo e passou a ser o meu melhor e maior amigo!

Eu sei bem o que tudo que eu escrevo causa nele, aliás sinto sua felicidade e orgulho quando lê o que eu escrevo... E sei que quando ele ler esse texto, não vai ser diferente!


Também sei que, ao final, ele vai chorar e vai dizer que eu sou boba por tê-lo feito chorar!

A gente ainda tem muito sonho para realizar juntos... Afinal de contas, eu ainda quero ver você brincar e ensinar coisa errada para os meus filhos.

Mas o que eu quero que você saiba e que não esqueça jamais, mesmo nos momentos de crise ou se eu estiver longe e não puder te ver todos os dias ou te ligar todos os dias, é que eu te amo demais! E mesmo que eu vá para longe, eu estarei sempre por perto em espírito!

Você é, sem dúvida nenhuma, o melhor pai do Mundo!
 
Agradeço por ter aceitado a escolha que eu fiz, quando escolhi ser sua filha e por ter contribuído para que eu me tornasse a pessoa que eu sou hoje!


Te amo, MEU HERÓI!