Mostrando postagens com marcador Autor Desconhecido. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Autor Desconhecido. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Município da Fantasia


Existe Um lugar na Região dos Lagos onde vivemos uma verdadeira estória de contos de fadas.
O nome deste município é RIO DAS OSTRAS.
Os orgãos governamentais do município veiculam na mídia que aqui é lugar de gente feliz e que se governa com responsabilidade;
Em Rio das Ostras tudo parece perfeito  mas é apenas maquiagem.
Vejamos os fatos:
ÁREA DA SAÚDE:
- O hospital municipal tem boa aparência externa, porém, faltam médicos das mais diferentes especialidades. Os outros profissionais estão optando por desligarem-se do hospital por falta de condições mínimas de trabalho;
- No pronto socorro municipal as condições são ainda piores: faltam médicos, enfermeiros e medicamentos para os doentes. Faltam lençóis para as camas.
As camas estão sendo cobertas com um tecido sintético ( TNT ) devido á falta de lençóis;
-  Foram recebidas do governo do estado mais 5 ambulâncias,porém, não há equipe de suporte suficiente para as mesmas ; faltam motoristas,enfermeiros e motociclistas para o pronto atendimento á população;
- Nos postos de atendimento dos bairros a situação é ainda mais crítica, pois, faltam tanto profissionais quanto medicamentos para o atendimento á população;
- O município tem inúmeros casos de tuberculose e isto não é informado à população;
- Existem também inúmeros casos de dengue no município e faltam ações efetivas para eliminarem os focos de mosquitos: existem muitos terrenos vazios sem limpeza das áreas e as ruas estão cheias de mato;
- Os serviços de varreduras de ruas só ocorrem com frequencia nos bairros do centro;
- A população quadruplicou de 2006 para 2010 passando de 25 mil habitantes para mais de 100 mil habitantes e a coleta de lixo que antes era diária passou a ocorrer em dias alternados, além de não haver mais coleta de lixo nos finais de semana.

 ÁREA DA EDUCAÇÃO:
- Existe uma Faculdade Federal no Município ( UFF ) com mais de  1200 estudantes divididos em apenas 12 salas de aula. Parte dessas salas são conteiners adaptados e transformados em salas de aula. Esta situação já é antiga, pois a prefeitura não repassa a  verba necessária à sua contrapartida para a construção de novas salas;
- Os professores bolsistas não estão mais comparecendo à Universidade e os demais funcionários das áreas administrativas, também pretendem parar, pois meses a Prefeitura deixou de repassar a verba para pagamentos dos salários destes profissionais;
- O município deveria reconhecer a importância desta Universidade para o desenvolvimento de Rio das Ostras, pois, foi devido a existência desta Universidade que muitas famílias e novos profissionais vieram residir em nossa cidade;
- A prefeitura não disponibiliza vagas de estágios suficientes para o desenvolvimento profissional desses estudantes. Há que se registrar que neste município os estágios são não-remunerados, apesar de existir  uma lei determinando que os mesmos sejam remunerados;
- Em dias de chuva fica impraticável o acesso aquela Universidade: a rua é de terra e com o volume de veículos transitando a situação torna-se crítica;
Devemos ressaltar que outras ruas próximas á universidade e que são totalmente residenciais já possuem asfalto e rede de esgotos;
- Os alunos ficam expostos a violências e assaltos principalmente á noite, pois não há policiamento ostensivo para protege-los e a iluminação pública no entorno da Universidade é insuficiente;
- A travessia da Amaral Peixoto em frente á faculdade é perigosíssima, pois o fluxo de veículos é intenso. Os alunos são obrigados a se aventurarem atravessando correndo a avenida, visto que não existe um sinal de transito naquele local para tornar este cruzamento mais seguro.

ÁREA DA SEGURANÇA PÚBLICA :
- O numero de casos de estupro é elevadíssimo: somos o 4º município em numero de casos de estupros no nosso estado;
- Os casos de assaltos a bancos, residências e transeuntes tornaram-se uma rotina em nosso município sem que ações efetivas sejam tomadas para combate-los;
- Apesar de sermos um município com mais de 100 mil habitantes não temos em nossa cidade nem um batalhão da Polícia Militar e nem um quartel do Corpo de Bombeiros;
- Temos conhecimento de vários casos de desova de corpos no bairro Mariléia  mas nada é feito para coibir tais fatos.

ÁREA DE INFRA ESTRUTURA :
- A rua da orla da praia no trecho entre a Praia da Tartaruga e a praça principal está há mais de 5 anos para ser asfaltada e o trabalho não é concluído. Da mesma forma a avenida da orla da Praia de Costa Azul no trecho entre o emissário submarino e a Lagoa da Coca-Cola está também há mais de 5 anos aguardando a chegada do asfalto.
- O Bairro Operário fica praticamente submerso quando chove forte apesar de promessas de campanha de que os alagamentos acabariam naquele bairro;
- A ligação entre Rio das Ostras e Macaé está piorando a cada dia devido ao aumento do fluxo de veículos. A duplicação da Rodovia Amaral Peixoto na ligação dos dois municípios não sai do papel, apesar da existência de verba estadual já aprovada para duplicação daquele trecho da rodovia.

A PEERGUNTA QUE FICA É : PORQUE NA DA DISSO É VEICULADO NA MÍDIA ?
A resposta é muito simples : TODA A MÍDIA LOCAL É CONTROLADA PELA PREFEITURA.
A rádio local só relata as boas notícias;
Os 2 jornais do município só podem dar notícias positivas.
Tudo isso para que os visitantes tenham a imagem de que este município é maravilhoso e que tudo aqui é perfeito.
ATÉ QUANDO TEREMOS QUE CONVIVER COM ESTA FARSA ?
Precisamos de um governo municipal sério e responsável para que os problemas de nosso município possam ser efetivamente eliminados e que possamos viver em paz e com a qualidade de vida que hoje existe apenas nas propagandas de marketing veiculadas na mídia oficial do município.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Como Explicar o Amor

Um dia reuniram-se os sentimentos e as qualidades dos Homens num lugar da Terra.
Quando o Aborrecimento reclamou pela terceira vez, a Loucura, como sempre, tão louca, lhes propôs:
- Vamos brincar às “escondidas”?
A Intriga levantou a sobrancelha, intrigada, e a Curiosidade, sem poder conter-se, perguntou: Às escondidas? Como é isso?
- É um jogo - explicou a Loucura - em que eu fecho os olhos e começo a contar de um a um milhão enquanto vocês se escondem, e quando eu tiver terminado de contar, o primeiro que eu encontrar ocupará o meu lugar para continuar o jogo.
O Entusiasmo dançou seguido pela Euforia.
A Alegria deu tantos saltos que acabou por convencer a Dúvida e até mesmo a Apatia, que nunca se interessava por nada.
Mas nem todos quiseram participar…
A Verdade preferiu não se esconder. Para quê? Se no final todos a encontravam?
A Soberba referiu que era um jogo muito tonto (no fundo o que a incomodava era que a ideia não tivesse sido dela) e a Covardia preferiu não arriscar.
- Um, dois, três, quatro... - começou a contar a Loucura.
A primeira a esconder-se foi a Pressa, que como sempre caiu atrás da primeira pedra do caminho!
A Fé subiu ao céu e a Inveja escondeu-se atrás da sombra do Triunfo, que com o seu próprio esforço, tinha conseguido subir à copa da árvore mais alta.
A Generosidade quase não conseguia esconder-se, porque cada local que encontrava lhe parecia maravilhoso para algum dos seus amigos - se era um lago cristalino, ideal para a Beleza; se era a copa de uma árvore, perfeito para a Timidez; se era o voo de uma borboleta, o melhor para a Volúpia; se era uma rajada de vento, magnífico para a Liberdade. E assim, acabou por se esconder num raio de sol.
O Egoísmo, ao contrário, encontrou um local muito bom desde o início. Ventilado, cômodo, mas apenas para ele.
A Mentira escondeu-se no fundo do oceano (mentira! Na realidade, escondeu-se atrás do arco-íris) e a Paixão e o Desejo no centro dos vulcões.
O Esquecimento, não se recorda onde se escondeu, mas isso não é o mais importante.
Quando à Loucura estava já no 999 999!
O Amor ainda não tinha encontrado um local para se esconder, pois todos já estavam ocupados, até que encontrou um roseiral e, carinhosamente, decidiu esconder-se entre as suas flores.
- Um milhão - contou a Loucura, e começou a procurar.
A primeira a aparecer foi a Pressa, apenas a três passos de uma pedra. Depois, escutou-se a Fé a discutir com Deus no céu sobre zoologia.
Sentiu-se vibrar a Paixão e o Desejo nos vulcões.
Num descuido encontrou a Inveja e, claro, pôde deduzir onde estava o Triunfo.
O Egoísmo, nem teve que procurar, porque ele, sozinho, saiu disparado do seu esconderijo, que na verdade era um ninho de vespas.
De tanto caminhar, a Loucura sentiu sede e, ao aproximar-se de um lago, descobriu a Beleza.
A Dúvida foi mais fácil ainda, porque a encontrou sentada sobre uma cerca sem decidir de que lado esconder-se.
E assim os foi encontrando a todos…
O Talento entre a erva fresca. A Angústia numa cova escura.
A Mentira atrás do arco-íris (mentira! Estava no fundo do oceano.) e até o Esquecimento, que já tinha esquecido que estava a brincar às escondidas.
Apenas o Amor não aparecia em nenhum local!
A Loucura procurou atrás de cada árvore, debaixo de todas as rochas do planeta e em cima das montanhas. Quando estava a ponto de dar-se por vencida, encontrou um roseiral. Pegou uma forquilha e começou a mover os ramos, quando no mesmo instante, escutou-se um doloroso grito. Os espinhos tinham ferido o Amor nos olhos!
A Loucura não sabia o que fazer para se desculpar: chorou, rezou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser a sua guia.
Desde então, desde que pela primeira vez se brincou às escondidas na Terra: o Amor é cego e a Loucura sempre o acompanha