domingo, 3 de junho de 2012
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
A Arte da Escrita
Aprendemos na Escola, ainda muito novos que escrever é realmente uma arte, aprendemos ainda que escrever é produzir e emitir ideias por meio de um assunto concreto, usando canais de comunicação que facilitam o entendimento do receptor.
Durante os anos de colégio, sempre que o assunto era redigir um texto, alguém fazia careta, olhava torto, fazia bico... Enquanto alguns, maravilhavam-se com a ideia de ter que escrever, de mergulhar em algum mundo desconhecido, imaginário e se perder ali.
O escritor apaixona-se ainda nessa fase por essa arte milenar e carrega essa paixão até findar sua vida terrena.
Descobre-se assim, que escrever não é apenas produzir e emitir ideias, escrever é viajar em um Universo paralelo, encontrar, explorar, descobrir novos lugares... Escrever é ajudar alguém com as suas palavras, pois elas sempre tocam o coração das pessoas de alguma maneira!
Dizem que os escritores são, normalmente, pessoas solitárias, deprimidas, de poucos amigos, de muitos amores que não deram certo... Em parte, isso é real sim!
Imaginemos: um local de festa, onde todos estão rindo, brincando, pulando e cantarolando... Será que esse é o lugar ideal para você escrever um conto sobre uma paixão avassaladora, por exemplo?
Escrever é, de verdade, um momento de reclusão, onde o autor precisa de um espaço pacífico, silencioso e a sós com seus próprios pensamentos, para poder produzir algo que toque o coração de alguém; afinal de contas, a mensagem subliminar por trás de cada texto, é a de tocar alguém, fazer com que alguém se identifique com o que você está redigindo.
Por conta disso, aquele que escreve é visto como antissocial, estranho, excluído socialmente; aquele que sofre e faz de suas perdas uma novela mexicana e as transforma em contos.
Os melhores textos, dos maiores autores já conhecidos, foram redigidos em momentos de crise em suas vidas; é da dor que nascem as mais belas poesias, as mais belas palavras...
Quando vemos o quão desvalorizada está nossa língua e o quanto as pessoas estão se afastando dessa arte - da arte da leitura inclusive -, a tristeza é muito grande.
Por que nossas crianças não são influenciadas a ler? E eu não digo somente os livros didáticos do colégio, aqueles super conhecidos que todos temos que ler; falo de uma dinâmica diferente, onde as crianças seriam influenciadas a escolherem algum livro, qualquer livro e não que fossem impostas a ler algo.
Ao chegar na Universidade, você percebe a lacuna deixada por sua formação básica, no momento em que você necessita ler diversos textos para aprender realmente a profissão escolhida ou que você necessita produzir um trabalho Universitário ou mesmo fazer uma prova. A dificuldade é enorme e por que? Porque você não tem e nunca teve o hábito de ler e muito menos teve o hábito de praticar a escrita.
Vejo a escrita - o amor pela mesma - e a leitura como privilégio de poucos: é uma dádiva ter ideias que se transferem para o papel e atingem a várias pessoas, independente se elas gostem ou não ou concordem ou não com aquilo que você está escrevendo; é uma dádiva amar as palavras a ponto de 'devorar' um livro por semana e ter milhões de livros de poesia espalhados pela casa, recorrendo a eles sempre que necessário, por saber que sempre tem uma poesia ali que marca cada fase da sua vida.
A todos os meus amigos escritores, eu digo: agradeçam por esse dom que lhes foi dado e usem com sabedoria, causando os mais variados tipos de sentimentos naqueles que vão ler; ainda que sejam sentimentos ruins, serão sentimentos e isso é sinal de que você está usando seu dom da maneira correta, até porque o verdadeiro prazer é escrever, a leitura dos demais também é prazerosa, porém é um prazer mais superficial. Agradeçam ainda pelo amor e devoção que vocês têm às palavras e elas sempre lhes serão gratas por isso.
Termino com uma citação de Gabriel Perissé, que diz muito sobre aqueles que escrevem e aqui eu me incluo:
"Escrever é vício, é adiar a morte, é 'um ócio trabalhoso', como disse Goethe.
Escrever é fugir, é voltar, é abrir uma janela, é fechar-se em casa, é queimar a casa, é reconstruir a casa, é pregar-se na cruz, é ressuscitar, é recriar o mundo.
Escrever nos torna mais humanos. Nem por isso mais virtuosos. Escrever é roer os ossos do medo. Repudiar a felicidade como facilidade. É inspirar-se quando não há inspiração. É pintar, musicar, teatralizar, filmar, esculpir, dançar."
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
É Fácil Falar
Analise: Quantos problemas você enfrenta todos os dias, desde o momento em que você acorda, até o momento em que você vai dormir? Quantos caminhos você tem que escolher? Quantas coisas você tem que optar fazer ou não? Quantas lágrimas você derrama em determinados momentos?
Agora pense: Quantas pessoas te dão apoio quando você precisa? Quantos amigos ficam do seu lado quando você precisa de ombro, de colo? E na sua família, quantas pessoas ouvem - mas realmente ouvem - o que você tem a dizer, ouvem suas lamentações?
Ser bom ouvinte e bom conselheiro, é uma dádiva! Não é qualquer pessoa que consegue sentar, ouvir tudo o que você tem a dizer e que se propõe a resolver junto com você o seu problema; ainda que o outro não consiga resolver nada por você e que não consiga fazer a sua dor passar, só ter aquela pessoa ali, do seu lado, te ouvindo e te oferecendo colo já é a melhor coisa do Mundo.
Mas quantas pessoas sabem fazer isso? Quantas pessoas tem a sensibilidade de entender e respeitar o seu momento? Quem consegue entender o seu momento e entender que no momento da dor, você não quer um choque de realidade? Por mais que você já saiba da realidade, naquele momento, você só quer curtir a sua dor, você só quer uma companhia para te amparar e não que alguém fique ao seu lado dizendo 'eu te avisei' ou 'essa não é a sua primeira desilusão e nem vai ser a última'.
Sim, cada pessoa tem uma maneira de confortar o outro; porém, saber calar-se em alguns momentos, é essencial. Afinal de contas, a última coisa que alguém em pleno sofrimento quer ouvir é: 'Ah para de frescura! Você faz disso um evento, parece até que morreu alguém.'
Quem está de fora e que não tem a tal sensibilidade citada anteriormente, não sabe que REALMENTE para você tudo que está acontecendo é um evento sim, um tremendo evento! É a sua vida, ora bolas; aconteceu algo com você, você tem sentimentos e está sofrendo... E sim, morreu alguém! Um pedaço seu morreu, um pedaço seu está despedaçado; seja lá por qual motivo for.
Quando algumas pessoas dizem 'pra quem está de fora é fácil falar', é a mais pura verdade! Se você não tem envolvimento nenhum naquela situação toda, você dá milhões de opiniões e a maioria delas só fere ainda mais alguém que já está sofrendo horrores!
Por que a gente não aprende que uma pessoa em sofrimento não quer nada mais do que um colo para chorar? Muitas vezes ela nem precisa de palavras bonitas, de grandes filosofias, de grandes conselhos... Ela só precisa que você pegue na mão dela e diga: 'Estou aqui, conta comigo para o que precisar. Chora, coloca tudo para fora e saiba que meu ombro está a disposição.'
Sofrer não é frescura, sofrer não é fazer tempestade em copo d'água... Uns sofrem de uma maneira, outros sofrem de outra; algumas pessoas são mais intensas que as outras, é simples!
Temos que aprender a respeitar as especificidades - além de aprender a respeitar o espaço - dos outros; podemos ter maneiras de pensar bem parecidas às vezes, o que leva a aproximação de essa ou aquela pessoa, mas não somos iguais, não pensamos da mesma maneira, não agimos da mesma maneira, não sofremos da mesma maneira.
Passou da hora de aprender que calar e simplesmente ouvir, pode ser um santo remédio e uma ajuda imensurável ao outro; sim, é fácil falar, difícil mesmo é saber ouvir!
Agora pense: Quantas pessoas te dão apoio quando você precisa? Quantos amigos ficam do seu lado quando você precisa de ombro, de colo? E na sua família, quantas pessoas ouvem - mas realmente ouvem - o que você tem a dizer, ouvem suas lamentações?
Ser bom ouvinte e bom conselheiro, é uma dádiva! Não é qualquer pessoa que consegue sentar, ouvir tudo o que você tem a dizer e que se propõe a resolver junto com você o seu problema; ainda que o outro não consiga resolver nada por você e que não consiga fazer a sua dor passar, só ter aquela pessoa ali, do seu lado, te ouvindo e te oferecendo colo já é a melhor coisa do Mundo.
Mas quantas pessoas sabem fazer isso? Quantas pessoas tem a sensibilidade de entender e respeitar o seu momento? Quem consegue entender o seu momento e entender que no momento da dor, você não quer um choque de realidade? Por mais que você já saiba da realidade, naquele momento, você só quer curtir a sua dor, você só quer uma companhia para te amparar e não que alguém fique ao seu lado dizendo 'eu te avisei' ou 'essa não é a sua primeira desilusão e nem vai ser a última'.
Sim, cada pessoa tem uma maneira de confortar o outro; porém, saber calar-se em alguns momentos, é essencial. Afinal de contas, a última coisa que alguém em pleno sofrimento quer ouvir é: 'Ah para de frescura! Você faz disso um evento, parece até que morreu alguém.'
Quem está de fora e que não tem a tal sensibilidade citada anteriormente, não sabe que REALMENTE para você tudo que está acontecendo é um evento sim, um tremendo evento! É a sua vida, ora bolas; aconteceu algo com você, você tem sentimentos e está sofrendo... E sim, morreu alguém! Um pedaço seu morreu, um pedaço seu está despedaçado; seja lá por qual motivo for.
Quando algumas pessoas dizem 'pra quem está de fora é fácil falar', é a mais pura verdade! Se você não tem envolvimento nenhum naquela situação toda, você dá milhões de opiniões e a maioria delas só fere ainda mais alguém que já está sofrendo horrores!
Por que a gente não aprende que uma pessoa em sofrimento não quer nada mais do que um colo para chorar? Muitas vezes ela nem precisa de palavras bonitas, de grandes filosofias, de grandes conselhos... Ela só precisa que você pegue na mão dela e diga: 'Estou aqui, conta comigo para o que precisar. Chora, coloca tudo para fora e saiba que meu ombro está a disposição.'
Sofrer não é frescura, sofrer não é fazer tempestade em copo d'água... Uns sofrem de uma maneira, outros sofrem de outra; algumas pessoas são mais intensas que as outras, é simples!
Temos que aprender a respeitar as especificidades - além de aprender a respeitar o espaço - dos outros; podemos ter maneiras de pensar bem parecidas às vezes, o que leva a aproximação de essa ou aquela pessoa, mas não somos iguais, não pensamos da mesma maneira, não agimos da mesma maneira, não sofremos da mesma maneira.
Passou da hora de aprender que calar e simplesmente ouvir, pode ser um santo remédio e uma ajuda imensurável ao outro; sim, é fácil falar, difícil mesmo é saber ouvir!
terça-feira, 4 de outubro de 2011
É Impossível Ser Feliz Sozinho
Será mesmo impossível? Quanto tempo a gente perde procurando por alguém que preencha esse eterno vazio que a gente não cansa de sentir e cultivar? Quantas coisas poderíamos fazer durante esse tempo, se não estivéssemos nessa busca louca e desenfreada pelo parceiro (a) ideal?
Tomemos, então como ponto de partida essa ilusão de que o parceiro (a) ideal realmente existe...
Sim, ilusão! Por que achamos que a nossa felicidade e a solução de todos os nossos problemas encontra-se no outro?
Ora, já passou demais o momento de aprendermos que nossa felicidade se encontra dentro de nós e somos os únicos capazes de promover - e manter verdadeiramente - nossa felicidade.
Veja, se estivermos do lado do grande amor de nossas vidas, mas algo estiver errado, se não estivermos bem resolvidos com nossos próprios sentimentos, aquela que julgamos ser a pessoa mais especial do Mundo, vai fazer das tripas-coração e não vai arrancar de nós um mísero sorriso sincero.
Mulheres - infelizmente - têm essa grande 'mania' de achar que só serão felizes se encontrarem alguém, se esse alguém jurar a ela amor eterno e eles viverem felizes para sempre.
Será que os sonhos de menina já não deveriam ter sido deixados para trás?
Contos de fadas não existem no mundo real e o príncipe encantado vem com manias, defeitos, ciúmes, reclamações e contas para pagar!
Não, não faço campanha para que todos morram secos e sozinhos... Longe de mim! Respeito os sonhos e aspirações de todos, mas somos adultos e inteligentes o suficiente para saber que nem tudo são flores, pássaros, amores e que não há canções de desenhos da Disney, ao fundo para embalar nossas vidas!
Outro problema inerente à mulher: ela casa, não é plenamente feliz no casamento - porque deposita expectativas demais em alguém que não será capaz de retribuir - e achando que vai salvar seu casamento e também sentir-se completa, ela decide por bem, que será mãe.
Combinação bombástica: ilusões+casamento infeliz+gravidez.
Um filho não une um casal! Foi-se o tempo em que uma criança conseguia prender uma pessoa a outra; se o casamento vai mal, um filho vai afastar mais ainda, pois a mulher vai passar a dedicar 24h do seu tempo e do seu dia a criança e o homem não vai ter a atenção dela como antes, nunca mais!
Por isso, também, uma relação deve ser completamente estável, solidificada para receber uma criança.
O grande problema é que tentamos preencher um espaço que jamais será preenchido: o vazio da existência... Simples assim!
Viva sua vida sem pressa de nada, sem atropelar nada, pensando um pouco mais em você e no que você quer de verdade e naqueles que REALMENTE te querem bem... O restante se ajeita!
Sim, é possível ser feliz sem um parceiro (a); mas é impossível ser feliz sem estar bem consigo mesmo e sem ter o amor daqueles que valem a pena realmente - amigos e família, enfim - , aqueles que te fazem bem DE VERDADE e que nada esperam de você, além dos seus sorrisos!!
Tomemos, então como ponto de partida essa ilusão de que o parceiro (a) ideal realmente existe...
Sim, ilusão! Por que achamos que a nossa felicidade e a solução de todos os nossos problemas encontra-se no outro?
Ora, já passou demais o momento de aprendermos que nossa felicidade se encontra dentro de nós e somos os únicos capazes de promover - e manter verdadeiramente - nossa felicidade.
Veja, se estivermos do lado do grande amor de nossas vidas, mas algo estiver errado, se não estivermos bem resolvidos com nossos próprios sentimentos, aquela que julgamos ser a pessoa mais especial do Mundo, vai fazer das tripas-coração e não vai arrancar de nós um mísero sorriso sincero.
Mulheres - infelizmente - têm essa grande 'mania' de achar que só serão felizes se encontrarem alguém, se esse alguém jurar a ela amor eterno e eles viverem felizes para sempre.
Será que os sonhos de menina já não deveriam ter sido deixados para trás?
Contos de fadas não existem no mundo real e o príncipe encantado vem com manias, defeitos, ciúmes, reclamações e contas para pagar!
Não, não faço campanha para que todos morram secos e sozinhos... Longe de mim! Respeito os sonhos e aspirações de todos, mas somos adultos e inteligentes o suficiente para saber que nem tudo são flores, pássaros, amores e que não há canções de desenhos da Disney, ao fundo para embalar nossas vidas!
Outro problema inerente à mulher: ela casa, não é plenamente feliz no casamento - porque deposita expectativas demais em alguém que não será capaz de retribuir - e achando que vai salvar seu casamento e também sentir-se completa, ela decide por bem, que será mãe.
Combinação bombástica: ilusões+casamento infeliz+gravidez.
Um filho não une um casal! Foi-se o tempo em que uma criança conseguia prender uma pessoa a outra; se o casamento vai mal, um filho vai afastar mais ainda, pois a mulher vai passar a dedicar 24h do seu tempo e do seu dia a criança e o homem não vai ter a atenção dela como antes, nunca mais!
Por isso, também, uma relação deve ser completamente estável, solidificada para receber uma criança.
O grande problema é que tentamos preencher um espaço que jamais será preenchido: o vazio da existência... Simples assim!
Viva sua vida sem pressa de nada, sem atropelar nada, pensando um pouco mais em você e no que você quer de verdade e naqueles que REALMENTE te querem bem... O restante se ajeita!
Sim, é possível ser feliz sem um parceiro (a); mas é impossível ser feliz sem estar bem consigo mesmo e sem ter o amor daqueles que valem a pena realmente - amigos e família, enfim - , aqueles que te fazem bem DE VERDADE e que nada esperam de você, além dos seus sorrisos!!
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
A Distância
“A distância aproxima e fortalece os verdadeiros amores e faz cair por terra os leves entusiasmos.”
Célebre frase... De uma pessoa muito querida e muito inteligente, para dar início a presente reflexão.
Acredito que a tão temida distância tenha sido, ao longo do tempo, principal tema de reflexão – depois da saudade e do amor não correspondido – dos poetas, Mundo afora.
Mas por que a distância é algo que assusta tanto e que consegue acabar com tantos sonhos?
Imaginemos a seguinte situação: um casal se conhece, se entusiasma, o sentimento começa a surgir e eles esquecem de todo o resto, nada parece ser empecilho ( e realmente, nada é empecilho)... De repente, como se ambos acordassem de um sonho bom, deixam-se abater pela distância.
E é algo que vem com tanta força que, aos poucos, vai fazendo com que uma história linda, seja jogada fora antes mesmo de se concretizar e transforme-se em frustração.
Mas uma pergunta: Por que, essa mesma distância, aproxima tanto os amigos?
Afinal de contas, nada há de diferente na distância. Será que as bases desses sentimentos é que são diferentes – uma mais sólida e a outra menos?
Acredito que, quando tratamos de um relacionamento amoroso, existe muito mais do que o medo de ficar longe da pessoa que se ama; vai além somente da carência ou da necessidade de ter por perto a todo tempo essa mesma pessoa.. Acredito, na verdade, que tenha a ver com insegurança ou com medo de ter longe dos olhos esse alguém!
Insegurança e/ou falta de confiança em si mesmo e no outro. E se for assim, realmente nada consegue se sustentar por muito tempo!
Não adianta dizer que relacionamento a distância não existe ou que não aceita ou que não consegue... Quando algo tem que ser, não tem jeito, a distância vira um grão de areia!
Reflita, pense em quantas histórias felizes você já ouviu por aí, quantos finais felizes, de pessoas que durante um período (pelos mais diversos motivos), tiveram que manter um relacionamento assim, a distância. Exemplos não faltam.
Pode dar certo sim e dá certo quando há interesse de ambas as partes para que dê certo; e para além, quando há sentimento – real sentimento – envolvido e envolvendo essas duas pessoas.
A distância é, somente, mais um obstáculo, mais uma prova posta àqueles que se amam (e aqui falando de todas as formas de amor).
Se você desistir em qualquer obstáculo, nunca conseguirá ser feliz; se não tentar, nunca saberá o que poderia ter acontecido.
Fato é que, quando lutamos pelo que queremos, por mais difícil ou impossível que possa parecer, se lutarmos com garra e vontade, sem desanimar, a vida dá um jeito e coloca tudo no lugar.
Distância? Coisa insignificante!
quinta-feira, 21 de julho de 2011
A você, Homem de Ferro
A gente se desentende, não concorda em algumas coisas, ele me olha torto às vezes, ele sempre diz que eu nunca ponho em prática as ideias que ele me dá e por termos personalidade forte, batemos de frente algumas vezes...
Mas sabe o que isso tudo quer dizer? AMOR!
Quando eu era criança e ele me olhava de cara feia, eu morria de medo e chorava desesperadamente (porque já sabia que eu derretia o coração dele quando chorava); a medida que eu fui crescendo e nosso diálogo foi se modificando, esse medo se transformou num respeito que não há como mensurar.
Aliás, ele sempre foi o meu herói, mesmo nos tempos de criança quando ele brigava comigo pelos gastos abusivos ou por começar a namorar cedo demais ou por usar short curto demais ou adorar usar decote desde muito nova ou por querer pintar o cabelo de loiro aos 8 anos de idade...
Ao longo do tempo, eu fui cada vez mais o respeitando, o admirando, correndo pro seu colo quando algo dava errado ou eu precisava de um conselho antes de tomar uma decisão (mesmo não colocando em prática, como ele mesmo diz e já foi citado anteriormente)...
Nunca imaginei que, com todo o ciúme que ele sempre sentiu de mim, eu o ouviria dizer: "Minha filha, você tem que namorar! Eu quero que você ganhe abraços masculinos que não sejam os meus"
Nunca imaginei conversar com ele tudo que converso e nem ter a confiança que tenho... Por diversas vezes, confidencio a ele coisas que não falo para mais ninguém, pois sei de sua sensibilidade na hora de exprimir a sua opinião, ainda mais quando o assunto em questão, me machuca de alguma maneira.
Jamais vou esquecer a maneira como ele me olhou nos momentos mais importantes da minha vida: quando passei para uma Faculdade Federal , quando consegui meu primeiro Estágio, quando consegui o primeiro emprego , quando comecei a dirigir e ele sentou no banco do carona, quando caminhamos juntos na praia e conversamos sobre o futuro (algo que ele sempre sonhou em fazer), quando ele entrou junto comigo na minha primeira casa pela primeira vez...
E também não vou esquecer o pesar no seu rosto quando ele diz: "Filha, se você tiver que ir pra longe atrás da sua realização profissional, eu vou entender. Vou sentir sua falta, mas é a sua vida! Se você quiser que eu vá junto, eu vou, mas se não, eu entenderei!"
Pra mim, ele é um homem de ferro (apesar de ser só sentimentos), de garra, de muitos sonhos e muitas conquistas, é meu alicerce...
Ele deixou de ser meu pai há muito tempo e passou a ser o meu melhor e maior amigo!
Eu sei bem o que tudo que eu escrevo causa nele, aliás sinto sua felicidade e orgulho quando lê o que eu escrevo... E sei que quando ele ler esse texto, não vai ser diferente!
Também sei que, ao final, ele vai chorar e vai dizer que eu sou boba por tê-lo feito chorar!
A gente ainda tem muito sonho para realizar juntos... Afinal de contas, eu ainda quero ver você brincar e ensinar coisa errada para os meus filhos.
Mas o que eu quero que você saiba e que não esqueça jamais, mesmo nos momentos de crise ou se eu estiver longe e não puder te ver todos os dias ou te ligar todos os dias, é que eu te amo demais! E mesmo que eu vá para longe, eu estarei sempre por perto em espírito!
Você é, sem dúvida nenhuma, o melhor pai do Mundo!
Agradeço por ter aceitado a escolha que eu fiz, quando escolhi ser sua filha e por ter contribuído para que eu me tornasse a pessoa que eu sou hoje!
Te amo, MEU HERÓI!
Mas sabe o que isso tudo quer dizer? AMOR!
Quando eu era criança e ele me olhava de cara feia, eu morria de medo e chorava desesperadamente (porque já sabia que eu derretia o coração dele quando chorava); a medida que eu fui crescendo e nosso diálogo foi se modificando, esse medo se transformou num respeito que não há como mensurar.
Aliás, ele sempre foi o meu herói, mesmo nos tempos de criança quando ele brigava comigo pelos gastos abusivos ou por começar a namorar cedo demais ou por usar short curto demais ou adorar usar decote desde muito nova ou por querer pintar o cabelo de loiro aos 8 anos de idade...
Ao longo do tempo, eu fui cada vez mais o respeitando, o admirando, correndo pro seu colo quando algo dava errado ou eu precisava de um conselho antes de tomar uma decisão (mesmo não colocando em prática, como ele mesmo diz e já foi citado anteriormente)...
Nunca imaginei que, com todo o ciúme que ele sempre sentiu de mim, eu o ouviria dizer: "Minha filha, você tem que namorar! Eu quero que você ganhe abraços masculinos que não sejam os meus"
Nunca imaginei conversar com ele tudo que converso e nem ter a confiança que tenho... Por diversas vezes, confidencio a ele coisas que não falo para mais ninguém, pois sei de sua sensibilidade na hora de exprimir a sua opinião, ainda mais quando o assunto em questão, me machuca de alguma maneira.
Jamais vou esquecer a maneira como ele me olhou nos momentos mais importantes da minha vida: quando passei para uma Faculdade Federal , quando consegui meu primeiro Estágio, quando consegui o primeiro emprego , quando comecei a dirigir e ele sentou no banco do carona, quando caminhamos juntos na praia e conversamos sobre o futuro (algo que ele sempre sonhou em fazer), quando ele entrou junto comigo na minha primeira casa pela primeira vez...
E também não vou esquecer o pesar no seu rosto quando ele diz: "Filha, se você tiver que ir pra longe atrás da sua realização profissional, eu vou entender. Vou sentir sua falta, mas é a sua vida! Se você quiser que eu vá junto, eu vou, mas se não, eu entenderei!"
Pra mim, ele é um homem de ferro (apesar de ser só sentimentos), de garra, de muitos sonhos e muitas conquistas, é meu alicerce...
Ele deixou de ser meu pai há muito tempo e passou a ser o meu melhor e maior amigo!
Eu sei bem o que tudo que eu escrevo causa nele, aliás sinto sua felicidade e orgulho quando lê o que eu escrevo... E sei que quando ele ler esse texto, não vai ser diferente!
Também sei que, ao final, ele vai chorar e vai dizer que eu sou boba por tê-lo feito chorar!
A gente ainda tem muito sonho para realizar juntos... Afinal de contas, eu ainda quero ver você brincar e ensinar coisa errada para os meus filhos.
Mas o que eu quero que você saiba e que não esqueça jamais, mesmo nos momentos de crise ou se eu estiver longe e não puder te ver todos os dias ou te ligar todos os dias, é que eu te amo demais! E mesmo que eu vá para longe, eu estarei sempre por perto em espírito!
Você é, sem dúvida nenhuma, o melhor pai do Mundo!
Agradeço por ter aceitado a escolha que eu fiz, quando escolhi ser sua filha e por ter contribuído para que eu me tornasse a pessoa que eu sou hoje!
Te amo, MEU HERÓI!
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Quando Chega a Hora
Começo com uma pergunta: você se sente forte o suficiente para amar alguém?
Acredito que essa pergunta deveria ser feita a cada início de relacionamento ou na fase mais inicial mesmo, quando o interesse começa a surgir.
Pecamos por sermos muito apressados, por querermos que tudo aconteça no nosso tempo, que seja para ontem...
Nada feito com pressa dá certo. Não dá certo porque você não se prepara para um sentimento que envolve tantas coisas, tanta doação e tanta intensidade.
Exato! É isso que o amor é: Intensidade!
O amor se diferencia de todos os outros sentimentos por conta disso... Afinal, diga, qual outro sentimento é vivido tão intensamente e envolve tantos outros sentimentos quanto, o já citado amor?
Sim, sei que somos seres humanos, passíveis de erros... Porém, não nos apaixonamos ou amamos alguém somente uma vez na vida.
Veja, amamos VERDADEIRAMENTE, somente uma vez; mas fazemos ensaios até que a pessoa certa chegue em nossas vidas.
O que não paramos para analisar, é nosso grau de maturidade na vida em geral... Não paramos para analisar tudo que já nos aconteceu antes, em outros relacionamentos e ainda, não fazemos um 'auto-questionamento', a fim de sabermos o que deve ser mudado, o que deve ser feito de maneira diferente. Afinal, sempre há o que mudar e o que melhorar!
Temos pressa, como já falado anteriormente... E temos muita pressa, queremos que a pessoa certa apareça num piscar de olhos, queremos encontrá-la na fila do pão ou na pracinha quando vamos passear com o cachorro...
Quem dita as regras da sua vida, não é você! Você pode até ter um certo controle da situação - e realmente o tem, afinal de contas, Deus nos deu livre arbítrio - porém, não controlamos completamente a situação; se controlássemos, escolheríamos quando nos apaixonaríamos, por quem nos apaixonaríamos e assim por diante.
Analisemos o quão complexa é uma relação a dois: vocês são duas pessoas diferentes, com realidades diferentes, criações e valores diferentes, pensam diferente em diversos sentidos... Uma das únicas coisas que vocês têm em comum, é a vontade de ficar juntos e construir algo juntos.
Se você não estiver maduro o suficiente, na primeira dificuldade, você desiste de tudo.
Obviamente, as dificuldades virão! Afinal, vivemos num mundo de provas e sendo assim, passamos por bons e maus momentos.
Os maus momentos existem (além de existirem para o amadurecimento de cada um), para testar os relacionamentos em geral! Nesse momento, se a compreensão não for enorme, o companheirismo e acima de tudo, o amadurecimento, joga-se tudo para o alto.
Sofrível, certamente!
O que nos falta, é saber esperar pelo momento certo. O exercício da paciência, é algo extremamente difícil para todos nós.
Deus enxerga o seu coração e conhece a todos nós melhor do que nós mesmos. Ele sabe o momento certo de colocar a pessoa certa em nossos caminhos.
Não adianta querer atropelar o tempo, nem desesperar-se e muito menos gritar aos sete mares que não tem sorte no amor, somente porque todos os seus relacionamentos anteriores não deram certo: foram apenas ensaios!
Não deixe de acreditar em um sentimento tão bonito quanto esse. Em certos momentos, pode ser complicado, mas nem por isso deixe de acreditar que o amor existe e que chega para todos, de alguma forma.
Quando chega a hora, você simplesmente sabe. Seu coração é tocado de maneira diferente, os sentimentos são diferentes e você sente toda aquela intensidade, vontade... Mas mantem os pés no chão e sabe por quais caminhos deve seguir.
E então: você está pronto para amar alguém?
Assinar:
Postagens (Atom)