sexta-feira, 21 de maio de 2010

Contrários - Pe. Fábio de Melo

Só quem já provou a dor
Quem sofreu, se amargurou
Viu a cruz e a vida em tons reais

Quem no certo procurou

Mas no errado se perdeu
precisou saber recomeçar

Só quem já perdeu na vida sabe o que é ganhar

Porque encontrou na derrota algum motivo para lutar

E assim viu no outono a primavera

Descobriu que é no conflito que a vida faz crescer

Que o verso tem reverso

Que o direito tem o avesso
Que o de graça tem seu preço
Que a vida tem contrários
E a saudade é um lugar
Que só chega quem amou
E o ódio é uma forma tão estranha de amar

Que o perto tem distâncias

E o esquerdo tem direito
Que a resposta tem pergunta
E o problema, a solução
E o amor começa aqui
No contrário que há em mim
E a sombra só existe quando brilha alguma luz.

Só quem soube duvidar

Pôde enfim acreditar
Viu sem ver e amou sem aprisionar

Quem no pouco se encontrou

Aprendeu multiplicar
Descobriu o dom de eternizar

Só quem perdoou na vida sabe o que é amar

Porque aprendeu que o amor só é amor
Se já provou alguma dor
E assim viu grandeza na miséria
Descobriu que é no limite
Que o amor pode nascer


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Poema da Gratidão

"Muito obrigado Senhor!
Muito obrigado pelo que me deste.
Muito obrigado pelo que me dás.
Obrigado pelo pão, pela vida, pelo ar, pela paz.
Muito obrigado pela beleza que os meus olhos vêem no altar da natureza.
Olhos que fitam o céu, a terra e o mar
Que acompanham a ave ligeira que corre fagueira pelo céu de anil
E se detém na terra verde, salpicada de flores em tonalidades mil.

Muito obrigado Senhor!
Porque eu posso ver meu amor.
Mas diante da minha visão
Eu detecto cegos guiando na escuridão, que tropeçam na multidão, que choram na solidão.
Por eles eu oro e a Ti imploro consideração porque eu sei que depois desta vida, na outra vida, eles também enxergarão!

Muito obrigado Senhor!
Pelos ouvidos meus que me foram dados por Deus.
Ouvidos que ouvem o tamborilar da chuva no telheiro
A melodia do vento nos ramos do olmeiro
As lágrimas que vertem os olhos do mundo inteiro!
Ouvidos que ouvem a música do povo que desce do morro na praça a cantar.
A melodia dos imortais, que se houve uma vez e ninguém a esquece nunca mais!
A voz melodiosa, canora, melancólica do boiadeiro.
E a dor que geme e que chora no coração do mundo inteiro!
Pela minha alegria de ouvir, pelos surdos, eu Te quero pedir
Porque eu sei
Que depois desta dor, no Teu reino de amor, voltarão a sentir!

Obrigado pela minha voz,
Mas também pela Sua voz
Pela voz que canta
Que ama, que ensina, que alfabetiza,
Que trauteia uma canção
E que o Teu nome profere com sentida emoção!
Diante da minha melodia
Eu quero rogar pelos que sofrem de afazia.
Eles não cantam de noite, eles não falam de dia.
Oro por eles
Porque eu sei, que depois desta prova, na vida nova eles cantarão!

Obrigado Senhor!
Pelas minhas mãos
Mas também pelas mãos que aram
Que semeiam, que agasalham.
Mãos de ternura que libertam da amargura
Mãos que apertam
Mãos de caridade, de solidariedade
Mãos dos adeuses, que ficam feridas
Que enxugam lágrimas e dores sofridas!
Pelas mãos de sinfonias, de poesias, de cirurgias, de psicografias!
Pelas mãos que atendem a velhice, a dor, o desamor!
Pelas mãos que no seio embalam o corpo de um filho alheio sem receio!
E pelos pés que me levam a andar, sem reclamar!

Obrigado Senhor!
Porque me posso movimentar.
Diante do meu corpo perfeito
Eu Te quero rogar
Porque eu vejo na Terra aleijados, amputados, decepados, paralisados, que não podem se movimentar.
Eu oro por eles porque eu sei, que depois desta expiação na outra reencarnação eles também bailarão!
Obrigado por fim, pelo meu Lar.
É tão maravilhoso ter um lar!
Não é importante se este Lar é uma mansão, se é uma favela, uma tapera, um ninho, um grabato de dor, um bangalô, uma casa do caminho ou seja lá o que for.
Que dentro dele, exista a figura do amor de mãe, ou de pai
De mulher ou de marido
De filho ou de irmão
A presença de um amigo
A companhia de um cão
Alguém que nos dê a mão!
Mas se eu a ninguém tiver para me amar
Nem um teto para me agasalhar,nem uma cama para me deitar
Nem aí reclamarei.
Pelo contrário, eu Te direi
Obrigado Senhor!
Porque eu nasci!
Obrigado porque creio em Ti



Pelo Teu amor, obrigado Senhor"

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Transformação

Estamos em constante mutação, isso é fato.
Já fazem alguns dias que tenho visto pessoas a minha volta falando que estou passando por um processo de transformação, que é tempo de transmutar.
Também enxergo isso.
Graças a Deus, tem acontecido muita coisa boa e muitas coisas diferentes na minha vida, coisas pelas quais eu ainda não havia passado e isso tem me feito ver a vida e muitas situações de maneira diferente.
Na minha opinião, isso é transformar-se.

Mudei muito, é verdade.
Acho que nos últimos 2 anos, mudei ainda mais e de forma muito acelarada.
Pensando no que passou eu me pergunto porque a gente só muda na dor; complicado isso, né?
Mas quando está tudo bem, realmente a gnt não tem tempo de se interiorizar e pensar no que está fazendo de certo ou errado, o que deve ser mudado ou não.
Só paramos para refletir quando os períodos mais sombrios chegam; e não há como evitar, eles sempre chegam.
Somos só luz e onde brilha a luz, encontraremos sombras em algum momento.

Em alguns momentos me questiono se mudei para melhor ou para pior.
Criei um casulo a minha volta (auto preservação); bem típico de quem se decepcionou tanto com alguém ou alguéns.
Mas na essência ainda sou a mesma: mesmo coração bom e puro, sempre pronta a ajudar a quem precisa, a mesma pessoa carinhosa e amorosa, que faz tudo para ver quem ama sempre sorrindo.
Estou menos inocente no que diz respeito as boas intenções das pessoas; percebi que nem todo mundo quer me ver feliz, nem todo mundo torce por mim e que, infelizmente e por menos que eu goste ou entenda, as pessoas são invejosas demais e que isso, muitas vezes me prejudica e me fere.
Mais uma vez, volto naquele ponto de agradecer às pessoas que me fazem sofrer de alguma maneira, seja lá qual for.
Vou chorar por um tempo, mas vou voltar com força total, vou voltar diferente, vou voltar mais preparada.

A gente só aprende o que é viver quando a vida e seus atores te batem; você cai, levanta, limpa a sujeira das mãos e dos joelhos, toma posse da peça teatral que é sua vida e passa a dirigí-la de maneira diferente, da maneira que acha mais conveniente.
E como diz Augusto Cury, você se torna "Lider de Si Mesmo".

Ainda tenho muita coisa para aprender... Uma vez me disseram que quando paramos de aprender, morremos e é uma verdade.
Nosso processo de aprendizado e de transformação é contínuo.
Sempre vamos nos deparar com situações nunca antes vistas; alguém sempre vai nos bater e nos derrubar....
O importante é aprender a ter reflexos e a colocar a mão na frente na hora de cair para não 'quebrar a cara', só arranhar um pouco os joelhos.
Ninguém é tão forte que não se abale com uma tempestade, mas nenhuma tempestade é tão forte assim para conseguir nos derrubar por completo; temos uma força interior maravilhosa e que desconhecemos.
Basta olhar para dentro para achá-la e aprender a colocá-la para fora.

Não devemos ter medo de cair...
As quedas são importantes demais para que desenvolvamos nossos reflexos!
Em cada queda aprendemos a nos levantar mais rápido... E além disso, crescemos, amadurecemos e nos transformamos!!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Cresça, independente do que aconteça... Agradeça!

Tenho andado inspirada ultimamente, mas não sei bem o pq...
Engraçado pensar nisso pq tenho uma característica interessante: escrevo bem e fico mais inspirada quando estou triste.
Não tenho me sentido triste ultimamente; óbvio que tenho momentos péssimos, daqueles em que alcanço o fundo do fundo do fundo da 'fossa' e volto....
Mas por outro lado, quando volto, volto renovada, mais amadurecida, mais 'cascuda' em relação ao Mundo.

Falando de momentos ruins, 'fossa', etc, consigo fazer uma ponte para falar um pouco desses maus momentos...
Quando eu era pequena, ouvia sempre meu pai falar: "Viver é matar um leão por dia!".
Não conseguia entender muito bem oq isso queria dizer... Achava engraçado quando ele falava sobre.
Mas hoje consigo entender claramente oq ele queria dizer com isso...
Esse 'leão', quase toma vida quando a gnt consegue enteder oq é viver. E de verdade, temos que ser ótimos caçadores, quase frios e sem coração para sermos capazes de matar esses 'leões'.

Como não sofrer? Como não chorar? Como só sorrir? Como não se importar com nada?
Só sendo criança (que mesmo sem entender oq é sofrimento de verdade, também sofre) ou sendo completamente louco vivendo num grau de abstração fora do normal.
Conheço uma pessoa que fala: "O dia em que nós não chorarmos mais ou não nos sensibilizarmos com a dor do outro, temos que tomar cuidado, pois estaremos deixando de ser humanos."

Se olharmos por outro ângulo e com bom senso, veremos que esses 'sofrimentos' (momentaneos, já que não há mal que dure para sempre), não são tão ruins; obviamente, depois que a dor passa.
Paremos e pensemos o quanto crescemos enquanto pessoas quando passamos por uma situação complicada.
Eu, particularmente, agradeço por cada momento ruim, por cada lágrima derramada... (de novo, eu digo, depois que a dor passa)
Loucura? Claro que não! Pensamentos e reflexões de uma pessoa realista, só isso!
Se não tivesse sido colocada a prova, não teria me tornado quem sou hoje e além disso, não teria aprendido nada e continuaria errando sempre no mesmo ponto.
Além disso, Deus não nos dá uma Cruz maior e nem mais pesada do que a que temos a capacidade de carregar.
E quem sou eu para ir de encontro aos Seus propósitos?

Na hora do sofrimento, agradeça!
Agradeça pela oportunidade de crescimento, agradeça pq Deus está mostrando que olha pra você e que está colocando sua Fé em teste, o que a meu ver, é algo muito bonito e especial!
Agradeça nos momentos mais inusitados... Não somente quando conquistar algo.
Simplesmente agradeça...

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mãe!


Homenagem aquela que fez de mim quem sou hoje!
Obrigada por tudo sempre, minha rainha.
Te amo demais, mãe!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Libertação!

Sei que tem muita gente que não acredita em horóscopo, mas eu acredito e leio o meu todos os dias;
E foi na leitura de hoje que eu vi uma palavrinha muito comum, mas com um significado estrondoso...
Poucas vezes colocamos em uso tudo o que a 'libertação' pode significar, seja pela falta de tempo, seja por termos nos acostumado com a vida cotidiana, seja pelos pudores de cada um...

Mas assim como comer, rezar e amar é muito importante, libertar-se das amarras da vida também é!
Liberte-se daquele alguém que te faz mal... ao contrário do que você pensa, você não precisa dessa pessoa pra ser feliz, pra se sentir completo! A real felicidade não é algo exterior a nós, como muitos pensam... a real felicidade encontra-se dentro de nós, basta sabermos onde a escondemos e descobrir a melhor maneira de colocá-la para fora.
Liberte-se um pouco de seus medos... Tudo bem, sei que somos seres humanos e que temos medo de tudo... medo da morte, medo de sair de casa e não conseguir voltar por conta da violência, medo de perder o emprego... medo, medo, medo... Pelo menos por um dia inteiro, esqueça que tem medo de altura e salte de asa delta! 
Liberte-se de um relacionamento ruim... seja ele com um companheiro, com uma 'amizade' ou até com alguém da sua família. O que você ganha tendo ao seu lado alguém que não te ama de verdade e que quer você se afunde cada vez mais? Que só tem inveja de você? Acho que você não precisa dessa pessoa pra nada...
Liberte-se dos compromissos inadiáveis... Nada é inadiável nessa vida! Quantas vezes você já deixou de ir ao médico porque diz que não tem tempo, porque seu trabalho te absorve muito, mas quando o seu dedão do pé dói, você logo arruma um tempo. Tire um dia da sua vida para ver o pôr do sol, deixe a vida passar mais devagar pelo menos por um dia!


Eu poderia ficar aqui séculos, fazendo uma lista interminável de todas as coisas que nos prendem, que nos amarram e que nos fazem ser pessoas menos felizes, menos sorridentes, menos satisfeitas com a vida.
A vida não é ruim, a vida não é complicada... Nós a tornamos ruim, nós a tornamos complicada! 
A vida é tão bonita, tão simples e passa tão rápido!
Eu não quero passar a minha vida toda presa a algo que me faz infeliz! Mas não basta somente reclamar que nada dá certo... Há que se agir para que mude!
A mudança só vem com luta; seja ela luta interna ou externa a você.
Então lute... vá a luta pelo que quer. Nada é tão difícil assim e o impossível, não existe para aqueles que tem sonhos!


Descomplique!
LIBERTE-SE!!!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cada um tem ... a Juliana que merece?

Há alguns dias, eu vi algo não lembro se no orkut ou twitter de um amigo que dizia que cada um tinha dele aquilo que merecia ou a pessoa que merecia, como se ele tivesse transtorno multipolar, já que não dá pra chamar de bipolar uma pessoa que age de diferentes maneiras com diferentes pessoas, em diferentes ocasiões...
Será mesmo que a gnt consegue ser tão 'fake' a esse ponto? De agir de um jeito em cada ocasião?
Hoje eu tava vendo uma série na TV em que três mulheres estavam conversando e dizendo a um menino que não acreditasse muito na bondade inicial de cada pessoa... Pq no início todos somos bons, todos agimos de maneira agradável e depois vamos mostrando quem realmente somos..

Bom, visto isso, acho que eu posso me considerar de outro mundo...
Primeiro pq não consigo agir de maneiras diferentes... Nossa! Não consigo nem imaginar como isso seria ou como as pessoas conseguem fazer essas coisas!
Não sei agir dessa maneira... E muitas vezes recebo criticas por ser tao transparente ou por não fingir ser de uma outra maneira pra conseguir oq eu quero.
E por que eu faria isso? Quero conseguir as coisas por mérito meu, sem artifício nenhum e também não quero passar por cima de ninguém, assim como passam por cima de mim mtas vezes, pra conseguir as coisas...

Esse negócio de sermos de um jeito no início, de outro no meio e de outro no final não é real... pelo menos não para mim! Óbvio que vejo que isso é real para muitas pessoas, inclusive para muitas que estão a minha volta...
Eu sou a mesma Juliana do início ao fim. Não sei ser de outra maneira, não sei tratar uma pessoa bem para conseguir alguma coisa ou pra que essa pessoa goste de mim!
Sou o que eu sou com todo mundo... E se vc gostar de mim no início, vai gostar de mim sempre, até porque algo que eu não faço é decepcionar as pessoas.
Não costumo decepcionar ninguém pelo mesmo motivo de não agir de maneiras diferentes dependendo da situação... Não prometo oq não posso cumprir, não digo que não vou errar em nada, não digo que não tenho defeitos, não digo que não tenho manias, não digo que não sinto ciúme, não digo que não tenho sentimentos... Sou um ser humano como outro qualquer, apesar de ter recebido de um amigo o carinhoso apelido de 'Mulher Maravilha'.
Sou passível de erros, de acertos... Se alguém se decepcionar comigo, dificilmente vai ser por algo que eu fiz ou que prometi que iria fazer... Vai ser porque ela me superestimou e esperou de mim algo que eu não poderei fazer pelo simples fato de ser uma reles mortal!

Costumo dizer que faço o caminho contrário ao que muitas pessoas costumam fazer... Geralmente as pessoas gostam e confiam pra depois desconfiar e não gostar... Eu costumo não gostar e desconfiar pra depois gostar e confiar.
Erro? Não... Mecanismo de defesa de alguém que já foi mto machucada por confiar demais e cegamente em um outro alguém que prometeu demais, não cumpriu nada e decepcionou muito!!

A verdade é que ninguém sabe a maneira como agir em relação ao outro, com a diferença que alguns se importam com o sentimento do outro e outros nem tanto...
Eu me importo mais com os sentimentos das outras pessoas do que com os meus... 
Não suporto a ideia de ter ninguem que eu amo ou que considero sofrendo perto de mim; isso me mata!
Não suporto a ideia de machucar alguém pq dei um passo em falso e daí vem o cuidado para que as pessoas não me superestimem...

Tb to aprendendo!
E assim vou continuar até o final dessa vida e o início da minha vida na Eternidade. 
E quando eu tiver a chance de voltar, vou aprender mais e assim por diante...
Espero somente acertar o máximo que puder nessa, para que na próxima possa me dedicar a outras coisas e não somente me dedicar a resgatar o que deixei pra trás porque errei.

Uma coisa é certa...
Todos tem a mesma Juliana!!