quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sonhos e Frustrações - Guilherme dos Santos

Quando somos crianças, nos é dito que existe uma pessoa especial no mundo para cada um de nós.
Não entendemos muito bem quando nos falam isso, afinal, somos crianças e nem acreditamos no amor, sequer o conhecemos, para falar a verdade.
E com isso, vamos vivendo. E a medida que a vida vai passando, vão aparecendo pessoas, amores, amigos...
De repente, você se pega encantado com alguém. Aquele alguém, que é tudo que você sempre sonhou - pelo menos aparentemente - E você constrói sonhos a volta daquela pessoa.
Mas as coisas começam a dar errado e você começa a se perguntar onde foi parar aquela pessoa pela qual você havia se apaixonado; será que ela ainda existe em algum lugar?
Quando isso acontece, você promete a si mesmo, que nunca mais vai se apaixonar por ninguém, que nunca mais vai olhar para ninguém da mesma maneira, que você vai "curtir a sua vida" o máximo que puder. E nesse momento, os amigos são imprescindíveis.
E no meio desses amigos, você encontra uma amiga que está passando pela mesma situação que você, ela acabou de se decepcionar e está na mesma sintonia que você, querendo sair, curtir a vida e te incentiva a viver, dizendo que "a melhor vingança, é ser feliz".
E você vai com ela. Vai vivendo, vai se divertindo, vai conhecendo pessoas novas e vai se recuperando daquela surra que levou da pessoa que você amava.
E quando você imagina que está completamente vacinado em relação ao amor, você se pega apaixonado novamente. Mas você para e pensa: Será que não é perigoso? Será que não é ousado demais?
Você encontrou a pessoa certa e ela esteve sempre ali, ao seu lado; te ajudando, te dando força, sorrindo para você e fazendo você se sentir bem nos piores momentos.
Porém, VOCÊ encontrou a pessoa certa, mas ELA não encontrou a pessoa certa para ela.
Vocês sempre se perdem um do outro. Ou será que em algum momento, vocês realmente se encontraram?
Nesse momento, pensamos em desistir a todo o tempo, afinal de contas, você nunca investiu muito tempo em alguma coisa: se não desse certo, você simplesmente seguia em frente.
Mas algo naquela pessoa, especificamente, não deixa você se afastar, não deixa você desistir, não deixa você ir embora e seguir seu caminho em paz.
Ela faz uma bagunça enorme no seu coração e na sua vida e você deixa. Deixa não porque ficou bobo ou idiota, mas porque o sorriso dela, é o que ilumina a sua vida, o que faz você feliz, o que faz você "acreditar que a vida pode ser maravilhosa."
Você quer mostrar para ela que você pode ser feliz com outro alguém, quando na verdade, você não pode. Só ela te completa.
Você tem medo de estar com outra pessoa pensando nela e tem medo de perdê-la de vez se estiver com outra pessoa.
Você fica longe, se muda até para outro Estado ou País se for preciso e mesmo assim, nas esquinas, você vê sempre o rosto dela.
Os seus sonhos com relação a ela são tantos, você constrói um castelo para que lá, possa habitar a mais linda Princesa, daquelas dos sonhos infantis. Mas para ela, você não passa de um sapo ou não passa do conselheiro da Corte.
Nesse momento, você olha para trás e vê que realmente aquilo que havia sido dito a você sobre a pessoa certa, é verdade. Só que nem sempre, você é a pessoa certa para a pessoa que você ama.
E mais uma vez, você se encontra sofrendo, duvidando, tendo que escolher um caminho...
O que fazer a partir daqui? Essa é a principal pergunta. Mas dessa vez, não é ela que vai me dar a resposta; então, quem o fará?

Guilherme dos Santos

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Texto de Amyr Klink

Um homem precisa viajar.
Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV.
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu.
Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar o calor.
E o oposto.
Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser.
Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver...

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Estatuto do Homem - Carlos Heitor Cony

Artigo I

Fica decretado que agora vale a verdade;
Agora vale a vida,
E de mãos dadas,
Marcharemos todos pela vida verdadeira.

Artigo II

Fica decretado que todos os dias da semana,
Inclusive as terças-feiras mais cinzentas,
Têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

Artigo III

Fica decretado que, a partir deste instante,
Haverá girassóis em todas as janelas,
Que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra;
E que as janelas devem permanecer, o dia inteiro,
Abertas para o verde onde cresce a esperança.

Artigo IV

Fica decretado que o homem
Não precisará nunca mais duvidar do homem.
Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento,
Como o vento confia no ar,
Como o ar confia no campo azul do céu.

Parágrafo único:

O homem confiará no homem
Como um menino confia em outro menino.

Artigo V

Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira.
Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio,
Nem a armadura de palavras.
O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo
Porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.

Artigo VI

Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías,
E o lobo e o cordeiro pastarão juntos
E a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.

Artigo VII

Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade,
E a alegria será uma bandeira generosa
Para sempre desfraldada na alma do povo.

Artigo VIII

Fica decretado que a maior dor sempre foi e sempre será não poder dar-se amor a quem se ama
E saber que a água que dá à planta o milagre da flor.

Artigo IX

Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem sinal de seu suor.
Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.

Artigo X

Fica permitido a qualquer pessoa,
Qualquer hora da vida,
O uso do traje branco.

Artigo XI

Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama
E por isso é belo,
Muito mais belo que a estrela da manhã.

Artigo XII

Decreta-se que nada será obrigado, nem proibido,
Tudo será permitido,
Inclusive brincar com os rinocerontes
E caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela

Parágrafo Único:

Só uma coisa fica proibida:
Amar sem amor.

Artigo XIII

Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras.
Expulso do grande baú do medo,
O dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar
E a festa do dia que chegou.

Artigo Final

Fica proibido o uso da palavra liberdade,
A qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas,
A partir desse instante a liberdade será algo vivo e transparente
Como um fogo ou um rio,
E a sua morada será sempre o coração do homem.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Coração dos outros...

Não há nada mais real do que aquele ditadinho popular: "Coração dos outros é terra que ninguém passeia."
Quando começamos um relacionamento com alguém, seja esse relacionamento da natureza que for, começamos repletos de expectativas, de planos, de sonhos e vontades... E além disso, julgamos conhecer extremamente bem a outra pessoa envolvida nesse mesmo relacionamento.
A verdade é que, por mais que convivamos com alguém, o que se passa dentro de seu coração e o que se encontra escondido atrás de seus olhos, é um mistério, um eterno segredo... Não há como saber o que lá acontece!
Quando passamos por uma decepção, logo pensamos: "Nessas horas é que notamos que não conhecemos, realmente, ninguém a fundo"
Sei o quanto é difícil decepcionar-se com alguém, mas isso não quer dizer que o Mundo vai acabar ou que você nunca mais vai olhar o mesmo Mundo da mesma maneira.
Quando a decepção se dá dentro de um relacionamento amoroso, mesmo que a dor seja enorme, não demonstre para o outro que está sofrendo; A melhor vingança, é a indiferença!!
Mesmo que o seu coração esteja em pedaços e que você sinta que está carregando o peso do Mundo nas costas, vá se divertir, dançar, viajar, curtir os amigos, a família e fazer o outro sentir sua falta, mostre o que ele perdeu e o deixe pensar: "Por que não vejo ela (ele) sofrendo? Vai ver ela (ele) não me amava tanto quando dizia!"
Acho que não dá para pensar em uma vingança melhor...
Sofra sim! Todo mundo tem direito de se recolher em determinados momentos, de chorar, de esbravejar...
Somos seres humanos, temos sentimentos... No momento em que uma decepção não nos abater mais, estaremos deixando de ser humanos...
O importante é não deixar de viver! Existe momento certo para tudo!
Não permita que essa decepção te impeça de viver; aí é que mora o segredo de tudo!
Adivinhar o que se esconde no íntimo do outro é impossível; se preparar para uma decepção significa construir um muro e não nos permitir amar novamente...
Temos a nosso favor uma força interior que pouco conhecemos; É essa força que nos ajuda a levantar e começar de novo.
Viva! A vida está aí para isso, para ser vivida e bem vivida... Sem medos bobos; deixe as coisas acontecerem; confie em Deus, Ele nunca vai te levar para um caminho ruim ou errado.
Se você se decepcionou, é porque aquela não era a pessoa certa para você.
Tudo acontece com um propósito, tudo tem um sentido... Acredite!
Você sabe do SEU coração e dos SEUS sentimentos; quanto aos outros, que paguem a vista.
Nunca esqueça: Você é tão feliz quanto decidiu ser!!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Alquimista - Paulo Coelho

"Sempre existe no mundo,
Uma pessoa que espera a outra,
Seja no meio de um deserto,
Seja no meio das grandes cidades.

E quando estas pessoas se cruzam,
E seus olhos se encontram,
Todo o passado e todo o futuro perdem qualquer importância...
E só existe aquele momento,
E aquela certeza incrível de que todas as coisas debaixo do sol foram escritas pela mesma Mão.

A Mão que desperta o Amor,
E que fez uma alma gêmea para cada pessoa, que trabalha, descansa e busca tesouros debaixo do sol. Porque sem isto não haveria qualquer sentido para os sonhos da raça humana."

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Um Raio de Sol - Danielle Steel

"Estou a afogar-me nas minhas lágrimas. Arrasto-me penosamente por entre a névoa dos dias com medo da noite.
Sou prisioneira dos meus pesadelos e das trevas.
O crepúsculo é o lembrete diário de que o pesadelo está vivo e bem vivo.
Não tenho fuga possível.
O coração grita de agonia.
Não há remissão, nada pode ajudar-me.
Não há bálsamo para as feridas porque elas são tão profundas.
Escrevo e a minha busca por segurança é infrutífera.
Por todo o lado para onde quer que olhe vejo outros a chorar por ti. Eles flagelam-se.
Eras o meu sol, a minha alegria.
O teu sorriso era a minha esperança
Não sei como viver sem ti.
Tenho 30 anos mas sinto o fardo de alguém de cem anos.
A minha alma está velha.
Corro de um lado para o outro freneticamente porque a alternativa é tão tentadora.
Receio a indulgência de ficar na minha cama, o meu ninho.
No meu sonho roguei-te para ficares
Os teus olhos dançavam, o teu sorriso abraçou-me.
Imploro para te trazerem de volta
As tuas palavras «tu sabes» ecoaram sempre que pedi.
«Tu sabes» significava «não posso ficar».
Esforcei-me por manter o sorriso na tua mão, o teu cheiro, o teu toque.
A ideia de acordar sem ti no Natal é devastadora.
Não há Pai Natal.
Levanto-me cedo para expulsar os demónios.
Em vez de paz, tenho gritado ao longo de quilómetros, em muitas cidades.
Estou tão cansada e esta viagem parece-me interminável.
Não procuro ajuda.
Lutar é algo que não me é familiar.
Deixaste um abismo e eu estou presa por um fio.
Estou curiosa, por isso espreito para o abismo.
Não dou nada como certo.
Até respirar me custa. A asma é uma ditadora frequente.
Muitas vezes oiço os meus angustiantes murmúrios antes de os sentir.
O som lancinante trespassa a música do meu walkman.
A minha angústia rebenta.
Sinto um nó na garganta.
Respiro com dificuldade, Estar imóvel não me dá qualquer conforto..
Sinto-me desconfortável na minha própria pele.
Sou uma caracoleta sem casca.
Tento refugiar-me na segurança do esconderijo."

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Conversa de Botas Batidas

Veja você onde é que o barco foi desaguar
- A gente só queria um amor
- Deus parece às vezes se esquecer
- Ai, não fala isso por favor
Esse é so o começo do fim da nossa vida
Deixa chegar o sonho
Prepara uma avenida
Que a gente vai passar

- Veja você, quando é que tudo foi desabar
- A gente corre pra se esconder
E se amar, se amar até o fim
Sem saber que o fim já vai chegar

Deixa o moço bater
Que eu cansei da nossa fuga
Já não vejo motivos
Pra um amor de tantas rugas
Não ter o seu lugar

Abre a janela agora
Deixa que o sol te veja
É só lembrar que o amor é tão maior
Que estamos sós no céu
Abre as cortinas pra mim
Que eu não me escondo de ninguém
O amor já desvendou nosso lugar
E agora está de bem

Diz quem é maior
Que o amor
Me abraça forte agora
Que é chegada a nossa hora
Vem vamos além
Vão dizer
Que a vida é passageira
Sem notar que a nossa estrela
Vai cair